Wednesday, November 29, 2006

Para o Mário...

Urgentemente

É urgente o Amor
É urgente um barco no mar

É urgente destruir certas palavras
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros,
e a luz impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer.

Eugénio de Andrade

Sunday, November 26, 2006

estação

Esperar ou vir esperar querer ou vir querer-te
vou perdendo a noção desta subtileza.
Aqui chegado até eu venho ver se me apareço
e o fato com que virei preocupa-me, pois chove miudinho

Muita vez vim esperar-te e não houve chegada
De outras, esperei-me eu e não apareci
embora bem procurado entre os mais que passavam.
Se algum de nós vier hoje é já bastante
como comboio e como subtileza
Que dê o nome e espere. Talvez apareça

Mário Cesariny (1923-2006)

Tuesday, November 21, 2006

Kuduro versus Dubstep

A companhia da noite já estava garantida. Sabia-se que as voltas iam ser muitas e o resultado o de sempre. Na luta, contra a insónia, o corpo opta pelo cansaço até cair. O desnorte e a aceleração conduzem ao Ateneu para assistir ao “combate” entre o Kuduro progressivo dos Buraka Som Sistema e o Dubstep dos Digital Mystikz vs. Loefah feat. MC Sgt.Pokes. O ambiente começa a ser aquecido por Selecta Lexo.Uma figura no meio da sala vazia, no melhor estilo rasta, vai evoluindo e na sua solidão, não sabe que solitários somos muitos. A cabeça não pára. O corpo mal responde ao que absorve. Não se procura a palavra. Já tinham sido muitas horas com Carl Hancock Rux, aqui. O som do dub não costuma deixar o corpo estático. Aos poucos, a sala vai-se compondo e, com o Dubstep dos Digital Mystikz com MC Sgt.Pokes na voz, agita-se. A electricidade está no ar. Os homens sabem o que fazem. Dado o estado do corpo, “anestesiado”, a cabeça vai absorvendo e vai-se dando conta, em profundidade, das subtilezas e fragilidades do Dubstep. Sem se dar por ela os corpos à volta já se movimentavam e ocupavam posição. MC Sgt.Pokes anuncia: from Portugal- Buraka Som Sistema. A esperança de agora ser abanado renasce.A urbe agita-se. E os Buraka atacam. Petty entra em palco e o delírio é grande. Barulho é o que se pede ao público. O público responde. Os corpos não param e o espanto parece vir do palco. O “massacre” e a provocação são constantes. Uma tentativa de atacar o “Hino” Yah falha. A segunda também. Barraca! Fizeram-nos assim - diz Petty. Uns de uma maneira outros de outra- pensa-se. À terceira é de vez. Do Baleizão à Maianga, Mussulo, nomes bem conhecidos. Tanta fúria e vontade. Deste lado só se queria o aquecimento do gelo interior. O Kuduro progressivo empatou com o Dubstep. A insónia voltou a ganhar.

Saturday, November 18, 2006

"A little sincerity is a dangerous thing, and a great deal of it is absolutely fatal." Oscar Wilde

Wednesday, November 15, 2006

"Percepções e realidade", o novo livro de Pedro Santana Lopes, apresentado com Zita Seabra a tiracolo!? Percepção de quê? Qual realidade? Belo duo!A realidade de PSL já conhecemos e dispensa-se. A percepção de Zita Seabra só a PSL pode interessar e vice-versa.Será que esta "música" interessa a alguém ? Mais uma pérola?

Friday, November 10, 2006

Should i stay or should i go...

Lentamente vão partindo e aos que vão chegando exige-se corrigir o "desastre" criado. É claro que os democratas americanos não têm uma solução para o atoleiro que é o Iraque. Should i stay or should i go? Esta questão é, porventura, a mais facilmente respondida por todos.Perante o circo montado sair agora seria mais irresponsável do que foi a entrada.Porém manter o actual estado de coisas parece impraticável.O que fazer?A solução militar parece condenada. O homem da guerra é, agora, um homem dos serviços de inteligência.É aqui que tudo se vai decidir? Jogos secretos, cedências encapotadas, uma saída em glória com a guerra perdida, um "trabalho" com a opinião pública por forma a limpar, dentro do possivel, a imagem dos homens da guerra e por fim qualquer coisa como- fizemos tudo por um Iraque democrático, eles é que não aproveitaram e agora não se entendem entre eles!?Ou fizemos o que tinha que ser feito e depois vieram os democratas e estragaram o que estava a decorrer menos bem mas que podia ter sido corrigido? Let´s wait and see!

Sunday, November 05, 2006

Pena de morte para Saddam. América a votos.Probabilidade alta de Bush perder.
Porque parece que tudo isto está ligado?