Sunday, January 09, 2005

Amo, nunca mais!

Sempre que recorro às várias formas do verbo amar é por ausência de palavras que signifiquem o que quero expressar. Verifico que, só quando digo a terceiros que amo alguém, essa palavra tem a verdadeira dimensão para mim. Porquê? Talvez porque há quem ame o seu trabalho, a sua música, o seu amante, que tem um coração grande aonde cabe todo este amo( a Zambrano explicará melhor) e eu não. Porque não acredito que o meu amo seja igual ao do cantor pimba, do politíco mentiroso, da falsa amante. Não estamos a falar do mesmo.Tenho que encontrar outra palavra. Amo-te, parece agradar a muitos que ouvem. Eu, se o digo, uma vez dito fico com a frustação de não ter dito tudo o que queria.Odeio isto, talvez porque Amo, amo-te, não mais serão palavras a usar.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"Amo-te" sabe bem na sua simplicidade e leveza. Não é preciso muito alento para se dizer, só o "m" e o "t" forçam os lábios a mexer (para quem não é ventríloquo...). "Amo-te" tem uma simetria bonita, três vogais em cinco letras (as vogais ganharem é sempre bom) e acaba no "tu" que a recebes. Mas porque tem de ser a palavra-cume do amor? Só porque pertence à família linguística? A palavra-cume (e raramente é só UMA) não é a que "traduz" mas sim a que cria, é um neologismo avassalador. Se amar não fosse re-inventar as palavras, o que seria?

Éclair

4:19 AM  
Blogger celso serra said...

O que seria? A morte quando se quer a vida total?!
" O que verdadeiramente ama, aprende a morrer.É uma verdadeira aprendizagem para a morte..." Maria Zambrano

4:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mas eu nem sei se a morte existe.... dizem que sim... Não acredito em totalidades mas acredito que o amor transporta em si mesmo uma impossibilidade terrível -- (é essa a parceria com a morte?) a impossibilidade de conTER o tu e a impossibilidade de continuar a querê-lo caso o conseguíssemos ter cá dentro. Vai-se fazendo o que se pode nesse intervalo do ser, que às vezes é tão mínimo que mal se respira.

E-clair

5:10 PM  

Post a Comment

<< Home