Friday, June 24, 2005

Amesterdão III -Movimento total

" O bailarino retoma o seu corpo nesse momento preciso em que perde o seu equilíbrio e se arrisca a cair no vazio..."José Gil in O Movimento total- o corpo e a dança

Egon Schiele, profundamente influenciado por Gustav Klimt , faz da expressão de emoções pessoais o seu objecto de trabalho.A prevalência de motivos eróticos, o retrato do corpo na sua expressão erótica e a revelação das emoções mais interiores fazem com que o corpo tome uma dimensão expressiva cativante.Tudo isso nos é dado a conhecer na exposição no museu Van Gogh cujo percurso da exposição nos levará à performance criada por Marina Abramovic e a Dansgroep Kristina de Chatel.Ainda estamos a absorver o que os quadros nos provocam e já uma bailarina numa atitude provocativa do uso do corpo e sua resistência permanece num movimento inalterável sentada em cima de uma bola saltando ininterruptamente. Está visto que o corpo será explorado até limites que não se vislumbram. A ligação do trabalho das coreógrafas com Schiele tem um ponto em comum- o fascínio pelas formas humanas.
Gradual and persistent loss of control com a música da pianista Tomoko Mukaiyama será uma experiência comparável a Pina Baush, Anne Thérese de Keersmaeker ou outros nas suas apresentações. O corpo vai perder o controlo ou talvez não.No mesmo momento bailarinos entram num estado de ocupação do espaço que se expande ou limita. Enquanto uns rodopiam em movimento controlado e rígido outros "percorrem " as formas de alongamento e libertação do corpo.A pianista faz a sua entrada em tronco nu e veste-se para tocar! Poderemos escolher o que queremos entender. Dizia Pina Baush" pode sempre ver-se também o contrário" a propósito das possiveis interpretações de uma situação das suas peças. Aqui, com Abramovic, sentimos isso mesmo.Com o corpo tudo é possivel. Há experiências que temos de viver para perceber. Se vier a Lisboa, quero rever.Estar em Amesterdão, assistir a uma performance como aquela podia ser o fecho com chave de ouro desta estadia.Celebra-se corpo e espírito. Sentimo-nos a flutuar. Depois disto, o último jantar.O restaurante chama-se éénvistwéévis.Esperem pelo menu:)

2 Comments:

Blogger merdinhas said...

E aqui estou eu, mandada pelas "Camponesas".
Reparo que abres o movimento com José Gil.
E que o fechas com um jantar.
It's a "perfect day"?

1:32 AM  
Blogger celso serra said...

one of best days!

6:33 AM  

Post a Comment

<< Home