Tuesday, July 05, 2005

Prazeres revisitados


“Tenderness can be just as abstract as insanity” David Lynch
LINK

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Eu vi o filme duas vezes! Acompanhada; e ninguém percebeu! Queres fazer um texto explicativo? Há alguma coisa pra perceber na história ou trata-se da construção imagética da coisa...?

1:44 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá, celeman!
Antes de mais nada, agradeço-lhe o facto de ter perdido algum do seu tempo a ler o nosso "blog". Seja bem-vindo.
Tal como a Manuela, eu também tive dificuldade em perceber o filme. Tinha até uma teoria, mas há uma cena que a deita abaixo. Se puder esclarecer, agradecemos.

2:09 AM  
Blogger celso serra said...

É um prazer ter os vossos comentários no meu blog.Sinceramente se alguém poderá dar a "explicação total" é o David Lynch.Não tenho a pretensão de que a minha leitura seja a do Lynch. Quanto a mim o "segredo" da narrativa em cinema está na montagem.Neste caso, o recurso a uma montagem não linear,com bastantes elipses e flash backs tornam uma "história" simples, num objecto artístico, em minha opinião, único.Para mim há cenas chaves:a inicial do corpo coberto em respiração profunda- o principio do sonho de Diane, que assume o papel mais divertido como Betty, a cena da "caixa de pandora" que nos vai transportar para a realidade que transtornou Diane e que a faz, talvez como fuga refugiar-se num imaginário mais cor de rosa. No fundo, parece-me ser,uma história de amor intenso.Um triângulo em que Diane não consegue sobreviver e que a vai levar, num estado já mentalmente perturbado, à morte.Há mais pistas e muito mais para dizer...qual era sua teoria?

2:13 PM  
Blogger ccc said...

Por acaso gostei muito mais de "Uma História simples" do que do Mulland Drive. Ainda tenho de o rever mas não me sintonizei. gostei da frase.
Embora não consiga tirar uma conclusão. Andas a fazer-me pensar, obrigado :)

2:31 PM  
Blogger celso serra said...

O que se quer são perguntas, pensar e repensar...

3:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Diz-se "cenas chave"...

2:03 PM  
Blogger celso serra said...

pois é.Obrigado

3:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigada pela explicação. Vou guarda-la e rever o filme porque não dá para situar as cenas assim.

2:54 AM  

Post a Comment

<< Home